BALNEáRIO CAMBORIú (47) 9 9129-4499
Ligamos para Você
Alto Padrão BC
Telefones para Contato

» Qual a diferença de um corretor imobiliário para um consultor imobiliário?

Publicado na Quarta, 08 de abril de 2020, 14h36
Qual a diferença de um corretor imobiliário para um consultor imobiliário?

Qual a diferença de um corretor imobiliário para um consultor imobiliário? Sem dúvida, essa é uma pergunta muito comum por parte daqueles que querem adquirir um imóvel, porque muitas vezes, ele fica em dúvida e não sabe se recorre ao corretor imobiliário ou a consultor imobiliário. A fim de ajudar àqueles que tem essa dúvida, vamos responder à pergunta que intitula esse artigo.

 

Como trabalha o corretor de imóveis?

A função principal do corretor de imóveis é promover a prospecção de imóveis e procurar pessoas que estejam interessadas em fazer a aquisição desses bens.

De fato, existem inúmeras oportunidades de compra e venda no mercado imobiliário em uma cidade, porém a pessoa que não é da área tem dificuldade de encontrar essas opções, mesmo recorrendo aos diversos meios de comunicação. Sendo assim, mostrar essas oportunidades é missão do corretor de imóveis.

Além de apontar as oportunidades, é função do corretor de imóveis ainda orientar o comprador a respeito de todas as exigências burocráticas que envolvem a aquisição de uma casa, apartamento e/ou terreno.

Isso, porque o corretor precisará explicar ao seu cliente que será necessário pagar impostos e, ainda, emitir várias certificações. Devido a isso, o corretor precisará ter domínio a respeito da legislação imobiliária que está em vigor tanto no Brasil quanto na cidade em que ele trabalha.

É atribuição do corretor de imóveis ainda mostrar todos os detalhes que fazem parte daquele imóvel e, ainda, evidenciar as particularidades fazendo com que a pessoa tenha real interesse na compra daquele imóvel. Contudo, para que ele consiga isso, é fundamental que o correto conheça o bem que está comercializando, pois caso contrário, o cliente pode não se sentir seguro.

Qual a diferença de um corretor imobiliário para um consultor imobiliário? Ainda é possível citar como diferença o fato de que é peculiar ao profissional que atua na corretagem a necessidade de conhecer o cliente que ele está negociando, pois só assim ele será capaz de oferecer aquilo que a pessoa realmente precisa.

Alguns acham que o corretor de imóveis é simplesmente um vendedor, mas ele é muito mais do que isso, pois ele trabalha diretamente com a realização de um sonho por parte do seu cliente.

 

E o consultor imobiliário, faz o que?

Quando se fala em imóveis, a maioria das pessoas pensa na realização do sonho da casa própria, não é mesmo? No entanto, o que muitos se esquecem é que comprar um imóvel é também um investimento financeiro.

E é aqui que aparece o consultor imobiliário. Esse profissional é especialista no mercado de imóveis e ele está atento a fatores externos que podem impactar a aquisição desse bem. O consultor imobiliário está sempre acompanhando o noticiário para a mudanças na taxa básica de juros, na elevação do dólar, em alterações que podem ocorrer no cenário político e, ainda, na maneira como as grandes construtoras estão investindo.

Esse profissional precisa de muita informação, pois só assim ele estará apto a promover a interpretação dos números para entregar uma análise que será capaz de orientar como investidores, construtoras e imobiliárias devem agir de acordo com a condição atual.