BALNEáRIO CAMBORIú (47) 9 9129-4499
Ligamos para Você
Alto Padrão BC
Telefones para Contato

» Quem não tem carteira de trabalho assinada, pode comprar um imóvel?

Publicado na Sexta, 24 de abril de 2020, 10h45
Quem não tem carteira de trabalho assinada, pode comprar um imóvel?

O sonho da casa própria ainda está entre os maiores sonhos dos brasileiros. Para antecipar a realização desse sonho, já que muitas pessoas não têm condições de fazer o pagamento à vista, o financiamento imobiliário aparece como uma ótima opção.

 

Porém, pessoas autônomas, ou seja, que não possuem carteira assinada, costumam ter a dúvida se é possível realizar a compra de um imóvel por meio de financiamento.

 

A resposta é sim, quem não tem carteira assinada pode comprar um imóvel financiado, porém precisa cumprir alguns requisitos dos bancos.

 

Comprovação de renda

 

Devido ao fato de um financiamento imobiliário ser como um empréstimo, onde o banco “empresta” o dinheiro para a compra da sua casa ou apartamento e você o paga por meio de parcelas que possuem juros, é necessário que sua renda seja comprovada para o banco ter certeza que você pode arcar com a dívida.

 

Considerando que os parcelamentos costumam durar por longos períodos, chegando a trinta anos, a análise de crédito costuma ser bastante minuciosa, para saber se o cliente terá condições de arcar com as parcelas até o fim.

 

Dessa maneira, quanto maior for a sua renda e quanto mais você conseguir comprovar melhor serão os resultados da sua aprovação de crédito.

 

Para solicitação de crédito imobiliário alguns documentos são necessário do comprador, como:

 

      Documento oficial de identificação;

      Comprovante de renda atualizado;

      Última declaração do Imposto de Renda e recibo de entrega à Receita Federal;

       Carteira de Trabalho ou Extrato de FGTS.

 

Como você pode ver, o banco solicita comprovante de renda atualizado e carteira de trabalho, porém, o fato de você ser autônomo e não possuir esses itens, não significa que não conseguirá o crédito, até porque, a instituição financeira sabe que muito trabalhadores autônomos possuem renda muito maior do que os que trabalham como funcionários, basta que você consiga fazer a comprovação.

 

Como financiar sem carteira assinada?

 

Antes de tudo, e para não ter trabalho dobrado, o ideal é que você ligue para os bancos e pergunte quais as condições de financiamento que eles possuem para trabalhadores sem carteira assinada.

 

É interessante, que você comprove o máximo possível que possui renda todos os meses que capaz de suprir os valores das parcelas e que ainda é capaz de sobrar para pagar o restante das contas do mês. Normalmente, o valor da parcela não pode ser maior que 30% da sua renda.

 

Para isso, alguns documentos podem ajudar você no momento da solicitação de crédito imobiliário, como:

 

      Extrato bancário: O extrato bancário não é suficiente para comprovar renda, porém ele pode ajudar no processo.

Através do extrato você demonstra sua movimentação financeira e comprova o recebimento de renda. Por isso, leve pelo menos o extrato dos seis meses anteriores das suas contas.

É interessante, que, caso você receba dinheiro à vista, você coloque-o na sua conta para aumentar o valor da renda do extrato.

      Imposto de renda: O Imposto de Renda (IR) das pessoas que não possuem carteira assinada serve como comprovante de renda para solicitar crédito imobiliário ao banco em caso de financiamento de imóveis. É com ele, que você demonstra a instituição financeira todas as movimentações financeiras que você não consegue comprovar com o extrato bancário. O IR costuma ser um documento de extrema utilidade para quem precisa ser aprovado no financiamento.

      Decore: A decore ou Declaração de Comprovação de Rendimentos consiste em um documento contábil que só pode ser elaborado por profissionais de contabilidade e que sejam credenciados. Ele comprova os rendimentos de pessoas que trabalham por conta própria como empresários, microempreendedores, entre outros. A Decore é necessária especialmente em negociações de caráter financeiro onde a renda precisa ser comprovada, como compra de imóveis, carro, etc.

      Cadastro Positivo: O cadastro positiva permite que instituições financeiras e imobiliárias enxerguem todo o seu comportamento em relação a pagamentos. Esse cadastro mostra se a sua saúde financeira é positiva, nele você encontra informações como: pagamentos de cartões de crédito, financiamento, contas em geral. Ele é uma ótima opção para quem precisa de aprovação de crédito, pois são dados gerados por um programa do SERASA.

      Comprovante de trabalho autônomo: Você pode utilizar comprovantes como alvará de funcionamento, registro de empresa, contratos e recibos para te ajudar nesse processo. Com esses comprovantes, você demonstra ao banco que trabalha de maneira formalizada, correta e que possui rentabilidade estável. Além disso, comprovantes de pagamento do INSS também se fazem de grande utilidade.

 

Por fim, como você pode perceber, um trabalhador sem carteira assinada, por mais que seja um pouco mais complexo do que uma pessoa que se encontra em regime de CLT, pode sim comprar sua casa dos sonhos financiada. Basta que consiga comprovar junto a instituição financeira que possui renda estável e pode arcar com as despesas mensais geradas por um financiamento.