BALNEáRIO CAMBORIú (47) 9 9129-4499
Ligamos para Você
Alto Padrão BC
Telefones para Contato

» Cozinha funcional: dicas para cozinhas de apartamento

Publicado na Segunda, 27 de abril de 2020, 13h16
Cozinha funcional: dicas para cozinhas de apartamento

Você sabe como montar uma boa cozinha funcional para apartamento? Se não, então é hora de aprender. Afinal, os apartamentos estão cada dia menores e é preciso saber como explorar ao máximo os espaços para ter uma vida confortável.

Para muita gente, não ter uma boa cozinha em casa significa ter gastos maiores no fim do mês. Afinal, sem um espaço funcional para cozinhar, a tendência é ir mais vezes a restaurantes e gastar por lá.

No entanto, ao montar uma cozinha funcional para apartamento, você poderá passar mais tempo cozinhando, desenvolvendo suas habilidades e se divertindo em casa com a sua família.

E aí, se interessou nesse assunto? Então siga a leitura para aprender como montar uma cozinha funcional para apartamento!

Como montar uma cozinha funcional para apartamento?

Montar uma cozinha em um apartamento traz uma série de condições que não existem em uma casa por causa do tamanho do imóvel. Por exemplo, em uma cozinha de casa, podemos utilizar elementos como uma ilha e ter espaços mais abertos.

No entanto, em uma cozinha para apartamentos, o espaço é muito menor. Por isso, o primeiro passo para ter uma cozinha funcional nesse tipo de imóvel é entender quais são as suas particularidades e se preparar para elas.

A seguir, daremos algumas dicas de como montar uma cozinha funcional para apartamento!

Aproveite os espaços verticais

Um apartamento não tem muitos espaços horizontais disponíveis. Essa é a grande tendência dos imóveis do século XXI. Afinal, com menos espaços horizontais, é possível produzir mais imóveis e assim as grandes cidades podem abrigar mais pessoas.

No entanto, é difícil montar uma cozinha funcional para apartamento pequeno se usarmos a lógica antiga de usar apenas os espaços horizontais. Nesse sentido, o grande segredo é focar nos espaços verticais.

Por isso, use armários para organizar melhor a sua cozinha e pense em como explorar ao máximo os espaços verticais do seu cômodo para deixar o espaço horizontal apenas para o que é essencial.

Monte uma cozinha americana

Se você assiste muitos programas americanos e canadenses de reforma, como o Irmãos à Obra, provavelmente já deve ter visto o conceito de “cozinha americana”. Afinal, é uma das grandes tendências de decoração dos últimos tempos.

A cozinha americana é um estilo de decoração que deixa a cozinha e a sala do apartamento integrados. A única coisa que separa os dois é um balcão, que serve como espaço para cozinhar e também para comer depois.

Ela é útil para uma cozinha funcional porque ajuda a poupar espaços ao ser multifunção, mas também por manter uma certa amplitude que deixa o cômodo “mais aberto”.

Tenha foco em processos de limpeza

Um dos grandes contextos de uma cozinha de apartamento é que ela acumula muita sujeira. Isso porque ela é muito pequena e não tem muito espaço para eliminar a gordura e a umidade clássica do ambiente.

Por isso, um requisito para poder montar uma cozinha funcional para apartamento é ter um esquema para poder remover a gordura e a umidade da cozinha.

Uma boa ideia é implantar uma coifa capaz de afastar a gordura e os vapores que se levantam ao fritar um bife, fazer um arroz ou algum outro tipo de cozido.

Além desse elemento, é essencial ter um cuidado com os hábitos de limpeza. Isso significa sempre limpar a sua cozinha depois de cozinhar para não deixar acumular muita gordura ou sujeira.

Use eletrodomésticos para facilitar a sua vida

Uma das características de uma cozinha funcional para apartamento é a praticidade na utilização dos seus eletrodomésticos.

Pense, por exemplo, que você queira fazer um pão. Em uma cozinha grande, com bastante espaço, pode ser interessante ter um balcão espaçoso para poder sovar a massa com bastante tranquilidade.

No entanto, não há a mesma possibilidade para isso em uma cozinha pequena. Nesse caso, é importante usar uma batedeira que seja mais prática e permita fazer o pão dentro do apartamento.

Esse cenário se repete em todos os tipos de grandes projetos culinários que precisem de eletrodomésticos. Por isso, é importante usar o espaço vertical como mencionamos anteriormente, para poder guardar os eletrodomésticos enquanto não estão em uso.

Tenha um padrão de itens que são sempre usados

É normal que tenhamos uns 10 pratos, vários talheres, muitos copos e outros equipamentos para a cozinha. No entanto, no dia a dia, não é necessário usar tudo isso.

Para um casal, por exemplo, são dois pratos, dois conjuntos de talheres e dois copos por dias. Já as panelas e equipamentos, para a comida do dia a dia, são os mesmos de sempre.

Por isso, é importante separar esses equipamentos do dia a dia daqueles que só são usados em situações específicas. Assim fica mais fácil de encontrá-los e guardá-los.

E aí, gostou do conteúdo? Aprendeu como montar cozinha funcional para apartamento? Então comente abaixo com a sua opinião sobre o assunto!