BALNEáRIO CAMBORIú (47) 9 9129-4499
Ligamos para Você
Alto Padrão BC
Telefones para Contato

» Manutenção preventiva em condomínio: ações que geram resultado positivo

Publicado na Quarta, 06 de maio de 2020, 9h41
Manutenção preventiva em condomínio: ações que geram resultado positivo

Você tem o hábito de fazer manutenção preventiva em condomínio? Se é um síndico ou profissional de gestão de algum condomínio, precisa colocar em assembléia o estabelecimento de ações do tipo.

Isso porque a manutenção preventiva em condomínio ajuda a prevenir gastos e tornar a vida de todos os condôminos muito mais confortável, pois diminui a necessidade de ações de correção, que são mais longas e com mais prejuízo na vida cotidiana das pessoas.

Por isso, é importante que todos conheçam algumas ações de manutenção preventiva em condomínio para gerar resultados positivos. Veja algumas sugestões abaixo!

Cuide da manutenção do seu cercamento

Um dos elementos mais negligenciados pelos condomínios na manutenção preventiva é o cercamento. Muitos espaços contam com mais de um tipo de cercamento e negligenciá-los pode trazer consequências negativas.

O cercamento mais comum em condomínios é o muro que fecha o lugar. É necessário que os responsáveis por ele verifiquem se os tijolos estão adequadamente impermeabilizados de modo a evitar infiltrações e fragilidades na estrutura.

Para quem tem um alambrado interno (cercando a piscina, quadra poliesportiva ou garagem), é importante cuidar dessa manutenção também. Afinal, é importante verificar a limpeza ou o risco do material enferrujar e representar riscos para os moradores.

O mesmo deve ser dito de grades e outros tipos de cercamento que estiverem em uso no seu condomínio, incluindo os portões elétricos.

E, por falar neles...

Verifique a durabilidade dos componentes elétricos do condomínio

Todo condomínio conta com importantes componentes elétricos para funcionar: o portão, a gaiola, as câmeras, a cerca elétrica de segurança, os elevadores, sistema de comunicação e por aí vai.

No entanto, é comum que os sistemas elétricos se desgastem e possam falhar eventualmente. Por isso, é importante ter em mente que uma parte essencial da manutenção preventiva em condomínio é cuidar dos itens elétricos.

Portanto, chame um especialista no assunto para verificar frequentemente o estado dos conjuntos elétricos e ensinar aos moradores os melhores hábitos de conservação dos componentes elétricos para diminuir os custos de uma eventual correção nos sistemas.

Tenha planos de combate a incêndios e pára-raios

Um dos grandes pesadelos de um síndico pe um incêndio causado por uma tempestade ou por um descuido de um dos moradores que deixou o gás ligado ou algo do tipo.

Por isso, é importante ter algum tipo de proteção e prevenção contra incêndios dentro do seu condomínio.

Parte disso, claro, começa com um complexo sistema de pára-raios, especialmente se você morar em uma região do Brasil onde as chuvas de verão ficam intensas. É comum, por exemplo, que a região Sudeste enfrente tempestade de raios praticamente diárias durante algumas semanas no verão.

Em seguida, é essencial ter alguns cuidados básicos para prevenir o incêndio dentro do condomínio. Uma das ações mais eficazes é conscientizar os moradores sobre os riscos de uma situação do tipo e implementar bons hábitos.

Caso o seu condomínio tenha uma churrasqueira, deixe sempre um extintor para madeiras por perto do local para garantir que nenhuma chama fora de controle ali vai evoluir para o resto do condomínio.

Além disso, garanta que todos os moradores contratem seguros-incêndio ao se mudar para o condomínio, de modo que todos apartamentos e casas estejam protegidos caso o sistema de prevenção falhe.

Marque testes dos sistemas de segurança com frequência

Outro elemento que deve sempre ser testado no seu condomínio é o sistema de segurança. É importante que isso ocorra pois, muitas vidas e posses dependem disso.

Normalmente, um sistema de segurança básico para um condomínio conta com uma equipe terceirizada, algumas câmeras de segurança e uma cerca elétrica.

É essencial verificar se a cerca está mesmo eletrificada, se as câmeras estão captando movimento e se o time está bem treinado para a situação.

Caso o seu sistema de segurança seja mais complexo, adicione mais testes para poder garantir que cada elemento e cada camada está cumprindo sua função.

Estabeleça um calendário de manutenção preventiva em condomínio

Como você reparou, parte das nossas dicas de manutenção preventiva em condomínio consiste em fazer testes regulares nos sistemas.

Isso acontece porque… bem, esse é o melhor método de trabalhar com a manutenção preventiva.

Se você testa constantemente, você consegue ter respostas quase que em tempo real dos problemas do seu condomínio e como resolvê-los.

Por isso, monte um calendário de manutenção preventiva anual para que seus sistemas, itens e cercamento estejam sempre verificados.

As datas certas para cada elemento a ser testado dependerá do tamanho do seu condomínio, claro, mas converse com técnicos especializados para saber qual é a frequência adequada de testes para cada um deles.

Seguindo essas dicas, você conseguirá implementar um sistema de manutenção preventiva em condomínios que evitará muitos danos e gastos para os condôminos e garantirá a eficácia do local.

E aí, gostou das dicas? Então não esqueça de deixar um comentário com a sua opinião abaixo!