BALNEáRIO CAMBORIú (47) 9 9129-4499
Ligamos para Você
Alto Padrão BC
Telefones para Contato

» Os Impactos Covid-19 no Setor Imobiliário

Publicado na Quarta, 08 de julho de 2020, 8h18
Os Impactos Covid-19 no Setor Imobiliário

Aceleração é a palavra de ordem imposta pela covid-19. A digitalização é uma “velha” conhecida de todos nós, sua aplicação, no entanto tem sido uma realidade para alguns. Bem, doravante muitas mudanças serão necessárias não mais opcionais para o setor imobiliário. Na verdade, teremos um novo oceano azul pela frente. Para aquelas empresas que já estavam familiarizadas com o uso de recursos digitais as adaptações serão mais rápidas. Para aquelas que estavam pensando em usar os novos recursos tecnológicos a jornada exigirá mais esforços. Naturalmente, que a grande virada para a mudança reside no impacto cultural e não no uso dos meios, estes são apenas meios. A mudança cultural demanda esforços árduos uma vez que não é possível abandonar o caminho traçado ao longo dos anos, é preciso migrar gradativamente, sem pressa, todavia, rápido.

 

Home Office

Muitas empresas já afirmaram que adotarão o home office em definitivo. O que era parcial passará a ser normal. Entre os pros and cons para ambos empregador e colaborador, há a questão de repensar os espaços. O que era lar e casa passa a ser lar, casa e escritório. Cozinhas e salas terão um papel adicional para atender a rotina de trabalho. A transformação dos ambientes é o novo normal. Salas comerciais também terão que ser repensadas em detrimento aos novos protocolos de distanciamento, limpeza e higiene. Espaços destinados a coworking não estão isentos e terão que ressignificar sua existência. Espaços destinados a endereços fiscais e locação temporária de salas para reuniões poderão se adequar mais rapidamente aos novos protocolos.

 

Aulas Online

O modelo atual das escolas certamente será repensado. As experiências vividas durante o isolamento tem sido um teste para o avanço na educação a distância no Brasil. É provável que no futuro as aulas sejam mistas entre presencial e online. Ainda é cedo para qualquer conclusão a respeito, mas é certo que o formato será repensado. Isto significa que o ambiente em casa sofrerá algumas mudanças. Quartos poderão se transformar em salas de estudo ou ainda quarto e sala de estudo. Novamente, cozinhas e salas de estar e/ou jantar poderão ter papeis adicionais.

 

Novos Meios

A atividade do setor imobiliário está passando por uma grande transformação iniciada antes mesmo da pandemia. O uso extensivo e intensivo de novas ferramentas tecnológicas tem se tornado obrigatoriedade para corretores e imobiliárias. Vender ou alugar uma casa, apartamento, sala comercial sem visitar presencialmente o local já vinho sendo adotado por algumas empresas do setor imobiliário. O advento covid-19 tem acelerado a digitalização para o setor e com o isolamento social não há segunda opção senão adotar as novas tecnologias.

As redes sociais têm sido amplamente utilizadas para impactar o público alvo. Os aplicativos também passaram a fazer parte do dia a dia dos corretores. Contratos são fechados totalmente online. Empresas como Quinto Andar, Loft entre outras vêm mudando a forma de aproximar locador e locatário, vendedor e comprador.

Conveniência e praticidade, agilidade e desburocratização para realizar um financiamento são alguns dos atributos que podemos mencionar.

Entender as novas necessidades e oportunidades do mercado imobiliário é a chave para alavancar novos negócios.