Ligamos para Você
Alto Padrão BC
Alto Padrão BC
Telefones para Contato

» Leilões de Imóveis em Itajaí: Confira como participar

Leilões de Imóveis em Itajaí: Confira como participar
Publicado em 30/Nov/2020
Sem Categoria

A região sul possui praias incríveis, além de área rural proveitosa e muitas paisagens naturais, sendo uma das mais procuradas do país tanto para moradia quanto para investimento. Uma das cidades mais populares da região é Itajaí com seu porto de carga agitado, assim como o litoral que está cercado pela Mata Atlântica. Tanto para quem deseja morar, passear ou investir, optar por leilões de imóveis em Itajaí é uma das melhores formas de adquirir uma propriedade na cidade, seja casa ou apartamento. Por isso, no post de hoje vamos falar tudo sobre essa cidade e como você pode participar dos leilões de imóveis na região. 

 

A cidade de Itajaí

Itajaí está localizada no litoral Centro-Norte de Santa Catarina e o setor principal é o de serviços, por meio de atividades pesqueiras, industriais e portuárias. Como falamos, o Porto de Itajaí é agitado, sendo muito importante para a cidade e estado, visto que é responsável por grande parte das exportações de toda a região sul. 

A cidade ainda possui diversas festividades, sendo a principal chamada de Marejada, que reúne atrações com relação ao mar e Açores, possuindo duração de aproximadamente 14 dias. Ela acontece todos os anos no mês de outubro, sendo considerada inclusive a maior festa portuguesa e do pescado do país. 

Além disso, Itajaí ainda possui uma temperatura agradável durante o verão, sendo possível aproveitar as praias sem enfrentar um calor excessivo. Inclusive, a cidade recepciona cruzeiros marítimos de lazer graças ao píer com boa infraestrutura. 

Por fim, a cidade ainda recebe diversos polos industriais de empresas exportadoras, tanto do setor de vestuário, como de montagem automobilística. Sendo assim, ela é uma ótima cidade para aqueles que querem novas oportunidades de trabalho, se divertir e, portanto, encontrar casas e apartamentos por meio dos leilões de imóveis.

 

Como participar dos leilões de imóveis em Itajaí?

O leilão pode acontecer de duas formas, tanto presencial, quanto online. Afinal, com a tecnologia se desenvolvendo cada vez mais, é possível participar de um leilão mesmo estado do outro lado do país ou até mesmo do mundo. Os eventos presenciais são os clássicos e não aceitam participações online, contudo, existem modelos em que o evento é misto. Ou seja, ele acontece em uma sede física, mas participantes online também oferecem seus lances. Por fim, existem também os eventos online, no qual é necessário realizar um cadastro no site a fim de garantir sua habilitação para participar do evento. 

 

Qualquer um pode participar do leilão?

De certa forma sim. Qualquer indivíduo maior de idade, seja pessoa física ou jurídica, e com total administração de seus bens pode participar dos leilões como comprador, podendo oferecer os lances normalmente. Contudo, pela lei do Código de Processo civil, pessoas que atuam como tutores, curadores, administradores, testamenteiros e liquidantes não podem participar do leilão de imóveis. Além disso, membros do Ministério Público, da Defensoria Pública e juízes também são proibidos. 

Por fim, o credor da dívida original ainda pode participar do leilão e comprar o imóvel, podendo até mesmo adquiri-lo usando o crédito da dívida. No entanto, vale lembrar que caso o lance seja maior que o valor, ele deve pagar a diferença. 

 

Como funciona o leilão?

Quando você compra um imóvel por leilão, a negociação é feita de maneira diferente da tradicional. Ou seja, em vez de contratar um profissional para negociar a compra com o vendedor, você participa de uma disputa coletiva com todos os interessados no imóvel. 

O leiloeiro, responsável por toda a organização do processo, recebe e analisa os diferentes lances recebidos. Posteriormente, é ele quem identifica a pessoa que ofereceu o maior lance e consequentemente será o novo proprietário. 

Lembrando que os lances não são de qualquer valor. Eles começam a partir de um valor mínimo decidido por meio de uma avaliação do apartamento ou casa. Contudo, se não houver lances para aquele imóvel no primeiro leilão, um novo processo acaba sendo aberto e diminui o valor mínimo que pode variar entre 40% e 60% do preço da avaliação. 

 

Como saber quando terão novos leilões?

É importante saber que o leilão de imóveis pode ser realizado por diferentes empresas especializadas, que investem em publicidade para atrair mais pessoas para seus leilões. Agora, quando esse processo é realizado pela justiça estadual e federal, também existe um leiloeiro especializado. Então, para saber quando terão novos leilões de imóveis em Itajaí é preciso ficar atento aos editais divulgados nos jornais, assim como nos sites dos leiloeiros e páginas oficiais dos tribunais de justiça. 

 

Então, como você viu, o leilão de imóveis em Itajaí pode ser muito proveitoso para quem deseja morar na cidade ou investir, seja em casa ou apartamento. Afinal, ela é uma ótima opção para quem busca alavancar a carreira, morar perto da praia ou até mesmo para quem deseja ter um imóvel no litoral, mesmo sem morar na cidade.