Ligamos para Você
Alto Padrão BC
Alto Padrão BC
Telefones para Contato

» Leilões de imóveis em Itapema: Saiba como participar

Leilões de imóveis em Itapema: Saiba como participar
Publicado em 11/Dez/2020
Sem Categoria

Independente se você deseja adquirir um imóvel a fim de realizar o sonho da casa própria ou diversificar seus investimentos, o leilão é uma das melhores opções. Isso porque, ele é uma maneira mais barata e consequentemente vantajosa se adquirir uma casa ou apartamento. Principalmente quando falamos da cidade de Itapema, ter um imóvel na região é sinônimo de bom negócio. Afinal, além de ser um município litorâneo, Itapema é uma das cidades que mais cresce no estado de Santa Catarina. Por isso, se você deseja se mudar para a cidade, comprar um novo imóvel ou apenas diversificar sua carteira de ativos, continue lendo o post de hoje e veja como participar dos leilões de imóveis em Itapema.

 

A cidade

Com uma localização privilegiada, Itapema está muito perto dos grandes polos econômicos do estado de Santa Catarina. Ela é uma das cidades mais jovens, unindo cultura e belezas naturais em um único lugar. Contudo, além da atividade turística, a cidade ainda possui benefícios tecnológicos de seus vizinhos, ao mesmo tempo que oferece a tranquilidade de uma cidade praiana. 

Hoje em dia, as principais atividades econômicas da cidade são a construção civil e o mercado imobiliário. Ou seja, além da qualidade de vida promovida aos moradores, a cidade ainda é uma ótima opção para quem deseja investir em imóveis, sendo que o leilão é a maneira mais vantajosa financeiramente de garantir a compra. 

 

O que é o leilão de imóveis?

Você provavelmente já conhece o leilão por assistir séries ou filmes. Geralmente, ele é utilizado a fim de vender peças artísticas e itens pessoais de grandes personalidades. Aqui, o objeto é colocado à venda e vários interessados o disputam com lances de dinheiro. Por outro lado, o leilão de imóveis ocorre quando o proprietário não consegue mais arcar com sua responsabilidade financeira e encontra dificuldades para realizar o pagamento das parcelas, seja do financiamento ou se colocou o imóvel como garantia de um empréstimo. Com isso, a instituição financeira toma o imóvel, vendendo-o por meio do leilão.

É importante lembrar que aqui, a negociação não ocorre da maneira tradicional, com um comprador, vendedor e imobiliária. No leilão, você irá participar por meio de uma disputa coletiva com diversos interessados na casa ou apartamento. O leiloeiro irá analisar então todos os lances e identifica como vencedor e novo proprietário aquele que ofereceu a maior quantia de dinheiro. 

Geralmente, o valor definido parte da avaliação do imóvel, feita por especialistas da área. Contudo, caso o primeiro leilão não receba nenhum lance, será aberto então um novo processo, diminuindo o valor mínimo entre 40% e 60% do preço inicial da avaliação.

 

Como participar dos leilões de imóveis em Itapema?

Um leilão pode acontecer tanto de maneira presencial, quanto online. Os dois funcionam da mesma forma que explicamos acima, apenas com a diferença de que um é realizado em uma sede física e outro por meio de uma plataforma virtual. Além disso, vale lembrar que os leilões também podem ser mistos, e você pode participar de onde estiver. 

Para saber quando haverá um leilão de imóveis em Itapema é preciso entender que existem diversas empresas especializadas no assunto, investindo em publicidade justamente para atrair grande público para o evento. Além disso, é possível encontrar os editais do leilão em jornais, sites dos leiloeiros e também nas páginas oficiais dos tribunais de justiça do país. Todas as informações como data e localização serão divulgadas nesses espaços. 

 

Quem pode participar do leilão?

Qualquer pessoa física ou jurídica maior de idade e que possua total administração de seus bens pode participar do leilão de imóveis. Contudo, pela lei, tutores, testamenteiros, curadores, administradores, liquidantes e juízes e membros do Ministério Público ou da Defensoria Pública não são autorizados a participarem dos leilões de imóveis. 

 

O que acontece depois de realizar a compra do imóvel?

Tanto nos leilões judiciais, quanto nos extrajudiciais, caso não houver moradores no imóvel durante o período da venda, a situação é mais fácil para o novo dono. Contudo, se o imóvel ainda estiver ocupado e o leilão for judicial, o morador atual irá receber um prazo para desocupar o local. Caso ele não deixe o bem por sua própria vontade, a justiça cumpre então a ordem judicial. 

Agora, no leilão extrajudicial não existe o mandado de posse, visto que o processo não passou por um juiz. Então, de acordo com a lei, o morador precisa deixar o local em até 60 dias, mas caso contrário, o nodo dono deve mover uma ação reivindicatória na justiça. 

 

 

Portanto, como você viu, participar dos leilões de imóveis em Itapema não é uma tarefa difícil. Basta ter um bom planejamento e acompanhar as principais redes de divulgação, tanto jornais quanto sites de leiloeiros. Assim, você será capaz de adquirir seu próprio apartamento ou casa, por um preço bem abaixo do praticado no mercado.