Se você pretende se mudar de casa em breve, então precisa acompanhar algumas dicas na hora de preparar a sua mudança para evitar problemas. Afinal, organizar uma mudança dessas, especialmente por conta própria, é bem complicado e difícil de acertar sem ajuda. Sempre esquecemos alguma coisa, sempre algo fica para trás e sempre dá algum problema no dia da mudança.
A pandemia do novo coronavírus aqueceu o mercado imobiliário, aliada aos juros baixos da Selic, fez aumentar o número de financiamentos imobiliários. Afinal, as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa e decidiram se mudar para outro lugar, depois de enjoar do próprio lar ou perceber seus defeitos. Quem não pôde aproveitar a baixa da Selic para comprar um imóvel, acabou por topar reformar o seu imóvel, o que também pode exigir uma mudança momentânea para algum espaço enquanto a obra não é finalizada.
Se você está em um desses cenários, precisa conferir algumas dicas na hora de preparar a sua mudança para evitar problemas. Quer saber quais? Então siga a leitura abaixo!
Quando estiver organizando a sua mudança, prepare todas as caixas com seus pertences com um filme Stretch, aquele filme plástico ultra flexível. De preferência, tente empilhar as caixas e uni-las com o filme plástico bem apertado. Essa é uma técnica usada no setor de logística industrial e que facilita o transporte de várias caixas (desde que você consiga transportar esse pacote completo, claro).
Mesmo que você não consiga, só o fato de embalar cada caixa já gera muitos benefícios. Em primeiro lugar, o plástico reforça o papelão e evita que a caixa se desmonte no meio do caminho. Em segundo lugar, ele protege a caixa de danos físicos, como ser rasgada dentro do caminhão de mudança. Por fim, o plástico também protege a caixa de água e outros elementos, garantindo a segurança de tudo ali dentro.
Uma maneira mais fácil de garantir que a mudança seja organizada é separar as caixas por cômodo. Coloque tudo de um cômodo dentro de algumas caixas e marque-as com etiquetas para saber de onde são. Depois, é só descarregar cada caixa no seu lugar para facilitar tudo.
Alguns equipamentos e utensílios da sua casa podem quebrar na mudança. Estamos falando de pratos, copos, taças, televisão e outros. Portanto, na hora de movê-los para a nova casa ou apartamento, é importante protegê-los.
O ideal é usar um pouco de plástico bolha e um suporte para mantê-los fixos na mudança, sem risco de ir batendo nas coisas. Na ausência disso, um monte de papel jornal enrolado nos itens ajuda a conservá-los.
Para facilitar a sua mudança, organize as viagens com itens para a nova casa de forma estratégica. Por exemplo, comece com tudo que for grande, como geladeira, sofá e etc. Isso ajuda a tirar as maiores coisas do caminho e permite que a montagem da nova casa avance.
Por fim, aproveite a mudança para jogar algumas coisas fora. Faça uma análise e veja o que você realmente usa no seu guarda-roupa e armários. Mais vale doar esses itens do que levá-los para a nova casa apenas para ficarem guardados de novo.
Agora que você já viu essas dicas na hora de preparar a sua mudança para evitar problemas, poderá facilitar a sua vida na hora de organizar a sua próxima mudança. Seguindo esses passos, a mudança deixará de ser aquela tarefa hercúlea de antes e passará a ser mais tranquila de gerenciar. Assim, você poderá descansar mais e não guardar tantos traumas da experiência.
Gostou das dicas? Então deixe um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!