Ligamos para Você
Alto Padrão BC
Alto Padrão BC
Telefones para Contato

» Arquitetura caiçara: saiba o que é

Arquitetura caiçara: saiba o que é
Publicado em 18/Fev/2021
Sem Categoria

Com as pessoas valorizando cada vez mais o conforto e bem-estar, a busca por imóveis junto à imobiliária que melhorem a qualidade de vida está cada vez maior. Isso porque, com a pandemia do Covid-19 obrigando os indivíduos a passarem mais tempo em casa, notou-se o crescimento pela busca de melhorias e até mesmo um novo imóvel para morar.

Uma das maneiras encontradas para mudar a decoração e deixar o ambiente mais aconchegante foi por meio da arquitetura caiçara. Esse modelo vem crescendo pouco a pouco, trazendo um pouco do litoral para dentro de casas e apartamentos localizados em grandes cidades a fim de garantir aconchego e conforto. Então, se você se interessou, continue acompanhando o post de hoje e aprenda tudo sobre a arquitetura caiçara.

 

O que é arquitetura caiçara?

O termo “caiçara” é oriundo do tupi caá-içara, que denominava as estacas colocadas ao redor das aldeias indígenas. Geralmente, ele é utilizado para referir-se aos habitantes tradicionais do litoral das regiões sul e sudeste, criados da miscigenação entre índios, brancos e negros. Mas, além disso, o termo também diz respeito a um estilo arquitetônico peculiar, mas muito comum em regiões litorâneas. No entanto, como já falamos, esse estilo promove conforto e aconchego, tornando-se cada vez mais presente nas decorações de imóveis do interior e também de grandes cidades.

Então, na arquitetura caiçara, todas as decisões surgem da relação com a natureza. Ou seja, a organização do espaço, soluções estruturais e aplicação dos materiais são sempre planejadas para que o projeto final seja resultado do local em que ele está inserido.

 

Características da arquitetura caiçara

No início, as habitações caiçaras eram construídas em locais de areia fofa, com paredes feitas com trançado de madeira ou taipa e barro no interior. Isso porque, a taipa possui características de isolamento térmico e maior durabilidade em climas quentes e úmidos. Além disso, a palha também era comumente utilizada como forma de vedação. Já os pilares de sustentação normalmente eram feitos com troncos roliços de madeira, sendo que as técnicas de construção priorizavam a rapidez e materiais encontrados no entrono. Como resultado, as casas eram simples e bucólicas ao mesmo tempo.

Mas, com o tempo e as novas influências, hoje em dia a arquitetura caiçara busca os refúgios à beira-mar, unindo conforto e praticidade no que diz respeito à natureza. Inclusive, esses aspectos são refletidos ainda na decoração, com móveis rústicos, na maioria das vezes de madeira, peças de artesanato e muitas plantas.

Vale lembrar também que os ambientes são amplos, o que possibilita maior iluminação e ventilação natural, além de varandas e áreas externas espaçosas com vista para paisagens incríveis. Inclusive, a visão que essas casas possuem geralmente são o grande destaque, sendo voltadas para a mata, para o mar ou para ambos.

Por fim, a principal característica desse tipo de arquitetura é unir a beleza com a simplicidade, ao mesmo tempo que preserva a natureza e busca soluções sustentáveis.

 

Como incluir a arquitetura caiçara em seu imóvel?

Bom, de acordo com as características que citamos acima, pode não ser possível ter uma arquitetura caiçara em apartamentos ou casas localizadas em grandes centros. Contudo, além de poder aproveitar as opções do interior, ainda é possível incluir elementos rústicos no imóvel e assim criar uma decoração no estilo caiçara. Afinal, sabemos que nem sempre é possível comprar um terreno próximo à praia e cheio de natureza ao redor.

Móveis: Os móveis para criar uma decoração caiçara precisam ser mais rústicos e preferencialmente de madeira. Além disso, você ainda pode optar por um estilo minimalista nas mesas, cadeiras e sofás, criando harmonia e aconchego no local.

Cores: As cores são livres, mas optar por tons mais claros e coloridos pode ser uma ótima maneira de criar uma decoração caiçara. Por exemplo, cadeiras brancas, aparadores estilo vintage cor de rosa, armários planejados com acabamento e detalhes amarelos, tons de azul em portas ou parede. É importante tomar cuidado para que o ambiente tenha harmonia, escolhendo os tons mais adequados para o espaço. Além disso, apostar em cimento queimado pode ser uma ótima pedida para deixar o ambiente com estilo caiçara com um toque de modernidade.

Ambientes integrados: Outra característica possível de incluir em seu imóvel é a união de ambientes, como cozinha e sala de estar e jantar. Além de deixar o espaço mais arejado e iluminado, você garante maior conforto e praticidade no dia a dia.

Objetos decorativos: Por fim, os objetos decorativos devem focar em peças rústicas e artesanais, como quadros, estátuas, pedras naturais, cristais, mantas coloridas, plantas variadas, entre outros.

Então, agora que você sabe o que é arquitetura caiçara e como incluir um pouco desse estilo em seu imóvel, é hora de iniciar as mudanças. Lembre-se que não há necessidade de adquirir uma casa em frente ao mar, se não for possível. Basta utilizar os elementos certos!