Ligamos para Você
Alto Padrão BC
Alto Padrão BC
Telefones para Contato

» O que você precisa para conseguir comprar um imóvel?

O que você precisa para conseguir comprar um imóvel?
Publicado em 19/Fev/2021
Sem Categoria

O termo “financiamento imobiliário” é um dos mais procurados pelas pessoas no Google quando se fala em adquirir um imóvel próprio. Além de saber quais as modalidades disponíveis e quais as melhores instituições que oferecem essa forma de pagamento, também é preciso que você saiba se você está apto a financiar um imóvel.

Portanto, hoje vamos te apresentar um checklist com todos os requisitos que você precisa cumprir para poder realizar o seu financiamento. Sem mais delongas, vamos ao que interessa:

 

Atender aos pré-requisitos de inscrição

Se você está tentando conseguir um financiamento com a instituição bancária, o primeiro passo é preencher todos os requisitos pedidos pela mesma para que esta libere o dinheiro. Cada banco pode estabelecer as suas próprias regras, mas geralmente os principais requisitos se mantêm os mesmos:

·      Ter 18 anos ou mais;

·      Comprovar que possui renda suficiente para quitar as prestações do financiamento sem comprometer outros gastos;

·      Não estar com o nome incluso em nenhum órgão de proteção ao crédito, com o SPC e o SERASA, por exemplo.

Se estes 3 requisitos forem atendidos, então você será capaz de avançar para a próxima etapa.

 

Faça a simulação de um financiamento com a Instituição financeira

Antes de realmente financiar um imóvel, é interessante que você faça uma simulação de uma ou mais modalidades de financiamento. A simulação pode ser feita online – muitos bancos oferecem esse serviço em seus sites institucionais – ou presencialmente na própria instituição.

Fazendo uma simulação você consegue prever se conseguirá pagar as prestações, qual o valor que o banco disponibilizará para financiamento de acordo com a sua condição financeira, qual será a porcentagem de juros, em quanto tempo você terminará de pagar o valor do imóvel, etc.

 

Compareça ao banco portando a documentação necessária

Quando você tiver certeza de que preenche todos os requisitos pedidos pela instituição financeira, fez a simulação e está certo de que quer financiar um imóvel com a ajuda daquele banco, então já pode dar entrada no processo.

Para isso compareça a instituição onde será feito o financiamento munido dos documentos necessários para o cadastro, que são:

·      RG e CPF (Tanto os originais quanto as cópias);

·      Certidão de casamento ou de união estável no caso, no caso de a pessoa ter um companheiro(a) que viva junto;

·      Comprovante de residência;

·      Comprovante de renda (pode ser um extrato bancário, declaração do imposto de renda, holerites, etc.).

·      Certidão conjunta negativa de débitos sobre os Tributos Federais e/ou a Dívida Ativa da União;

·      Cópia de sua CTPS, extrato da ou das contas do FGTS além de autorização para movimentação de conta que seja vinculada junto ao FGT (isso se você for financiar utilizando os recursos disponibilizados pelo FGTS);

·      Certidão negativa de propriedade sobre bens imóveis (esse documento é exigido pelo banco no caso de o financiamento ser feito utilizando recursos do FGTS ou através de programas habitacionais federais, como o Minha Casa, Minha Vida).

Estar com a documentação necessária em mãos agiliza o seu cadastro na instituição onde será realizado o financiamento. Portanto não deixe para correr atrás depois!

 

Faça o seu cadastro no banco que irá financiar o imóvel

Ok, você foi até o banco e a sua documentação está regularizada. Faça o seu cadastro no banco e apresente a matrícula do imóvel, caso este seja novo, e se for um imóvel usado, apresente os documentos do(s) proprietário(s) atual que comprovem que não há nenhum impedimento sobre o mesmo que atrapalhasse a negociação.

 

Passe na análise de crédito da instituição financeira

Como já dissemos anteriormente, antes de financiar um imóvel é preciso ter certeza de que, com a sua renda atual, você será capaz de pagar as parcelas do financiamento em dia. Por isso, não fique receoso com a análise de crédito que o banco irá fazer.

Lembre-se de que essa é uma etapa obrigatória e que, se você já confirmou estar livre de dívidas ao apresentar a certidão conjunta negativa – que nós mencionamos em um dos tópicos anteriores – já é um ponto positivo que aumenta as suas chances.

 

Faça a avaliação do imóvel desejado

Aprovada a análise de crédito, agora é hora de avaliar o imóvel desejado para saber se o mesmo atende as condições exigidas pela instituição para poder ser financiado (faixa de preço, registro em cartório, se há alguma pendência judicial, como por exemplo o imóvel constar em inventário, etc.).

Essas informações devem ser repassadas ao banco pelos proprietários, construtora ou incorporadora que seja a atual titular da edificação.

 

Assine o contrato de financiamento

Se tudo estiver nos conformes, a instituição emitirá o contrato de financiamento, que, para ter validade, deve ser assinado por ambas as partes e ser registrado em um Cartório de Registro de Imóveis.

Se você já completou todas as etapas citadas acima, parabéns, você está muito próximo de conseguir conquistar o sonho de ter o seu imóvel próprio.