No mundo da marcenaria, é muito importante ficar atento aos detalhes, principalmente quando falamos da montagem de móveis para clientes, visto que fazem parte do dia a dia e influenciam em sua praticidade e bem-estar. Nesse sentido, as ferramentas de marcenaria precisam ser bem escolhidas, a fim de garantir a melhor experiência durante o uso dos móveis.
Não há nada pior do que procurar algo nas gavetas e elas emperrarem ou caírem, sendo que isso acontece principalmente pela falta de qualidade nas corrediças. A boa notícia é que existe uma grande infinidade de modelos e tipos disponíveis no mercado, como a corrediça telescópica, permitindo a escolha daquela que mais atende suas necessidades e preferências. Contudo, é importante conhecer melhor as opções a fim de garantir uma boa compra. Então, pensando nisso, preparamos o post de hoje com algumas dicas de como escolher a corrediça ideal. Vamos lá?
Como falamos, existem diferentes tipos de corrediças disponíveis atualmente no mercado, sendo que cada uma possui suas vantagens e indicações de uso. Ou seja, não podemos afirmar que um é melhor do que o outro, mas sim que atendem a necessidades diferentes. Portanto, confira abaixo quais são as mais utilizadas:
Esse tipo de corrediça é o mais utilizado em móveis planejados e aqueles feitos sob medida, sendo considerado um modelo intermediário entre as três opções que vamos citar aqui. Fabricada em aço, essa corrediça possui um sistema de rolamentos com esferas metálicas, permitindo o deslizamento suave e silencioso da gaveta. Ela é composta por 2 trilhos telescópicos de três estágios, sendo que o último pode ser desencaixado por um sistema de engate plástico, a fim de facilitar a instalação da corrediça. Com isso, é possível parafusar o lado com dois estágios na lateral do móvel e o terceiro estágio na lateral da gaveta. Além disso, esse modelo permite que a gaveta saia por completo do móvel, facilitando para que o indivíduo veja tudo o conteúdo que está guardado.
Em versões mais simples, essa corrediça suporta cerca de 30 kg, podendo chegar até 45 kg nos modelos mais sofisticados. Portanto, o valor adequado deve ser analisado com o fabricante e a loja, a fim de garantir uma posição exata. Vale lembrar também que ela possui uma trava, evitando que a gaveta saia de maneira acidental e cause acidentes. Por fim, ainda existem modelos com fechamento suave e/ou abertura por toque.
Conhecida também como corrediça roldana, esse é o tipo indicado para gavetas mais comuns, sendo encontrada em móveis simples e de lojas populares. Como consequência, possui valor mais acessível e pode ser usada em projetos mais simples, ou quando o cliente deseja reduzir os custos. Contudo, vale lembrar que ela é mais indicada para gavetas leves e que terão pouco peso no seu interior, além de não possuir nenhum tipo de trava, suportando cerca de 25 kg no máximo. Portanto, deve-se ficar atento ao abrir para evitar acidentes, seja por adultos ou crianças. Esse tipo possui abertura parcial da gaveta, o que impossibilita a visão de todo o conteúdo.
Por fim, a corrediça invisível é a que possui maior valor agregado entre todas as opções apresentadas no post. Como o próprio nome sugere, ela não fica aparente quando a gaveta é aberta, sendo fixada na parte inferior e permitindo uma abertura total. Sendo assim, é indicada para projetos especiais e sofisticados, tornando o visual do móvel mais limpo. Além disso, também pode ser utilizada em gavetões, a fim de economizar espaço nas laterais. Com travas de segurança, é difícil causar algum acidente com a retirada acidental da gaveta, possuindo também dois sistemas: por toque e fechamento suave.
Depois de conhecer os tipos de corrediça disponíveis no mercado, é importante saber como escolher a ideal. Para isso, você deve considerar os seguintes itens:
· Peso da gaveta: o recomendado é avaliar tanto o peso da gaveta vazia quanto com a quantidade de itens que irá armazenar dentro dela. Com isso, poderá escolher uma corrediça que suporte a carga aplicada;
· Dimensões: o tamanho da gaveta também precisa ser considerado antes de comprar a corrediça, pois cada tipo irá se adequar a medidas diferentes;
· Estilo do móvel: por fim, o estilo do móvel é fundamental para poder adquirir a melhor corrediça. Sendo assim, para peças com maior valor agregado e sofisticadas, o ideal é investir em corrediças invisíveis. Agora em projetos mais simples e com o objetivo de reduzir custos, é possível escolher outro modelo.
Então, agora que você sabe como escolher a corrediça ideal e quais os principais tipos disponíveis no mercado, já pode comprar a sua. Lembre-se de considerar fatores como peso e dimensões da gaveta, além do estilo do projeto, pois assim será muito mais fácil tomar sua decisão.
Alto Padrão BC. Apartamentos em Balneário Camboriú à Venda.
Veja também:
Apartamento à Venda Balneário Camboriú
Apartamentos à Venda Praia Brava
Apartamentos de Luxo à Venda em Balneário Camboriú
Apartamentos Frente Mar em Balneário Camboriú
Casas de Luxo em Balneário Camboriú
Coberturas em Balneário Camboriú
Apartamentos Mobiliados em Balneário Camboriú
Apartamentos na Planta em Balneário Camboriú
Apartamentos à Venda em Balneário Camboriú Barbada
Apartamentos Baratos em Balneário Camboriú
Lançamentos em Balneário Camboriú
Casas à Venda em Balneário Camboriú
Casas de Luxo à Venda em Balneário Camboriú
Mansões à Venda em Balneário Camboriú
Coberturas de Luxo à Venda em Balneário Camboriú
Apartamentos de Alto Padrão à Venda em Balneário Camboriú
Casas Mobiliadas à Venda em Balneário Camboriú
Apartamentos Mais Caros de Balneário Camboriú